A ADIRPLAST – Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins, que foi fundada em 2007, tem como diretrizes o fortalecimento da distribuição, o apoio aos seus associados e o fortalecimento da cadeia da indústria do plástico no Brasil. O objetivo é estreitar os laços que unem os transformadores aos produtores de resinas plásticas e realçar a importância dos distribuidores para o desenvolvimento do mercado brasileiro, além de trabalhar para promover a imagem sustentável do plástico.
A ADIRPLAST congrega empresas distribuidoras de resinas plásticas, plásticos de engenharia, filmes biorientados, masterbaches e compostos, que em 2023 tiveram um faturamento bruto de mais de R$ 3 bilhões e responderam por cerca de 12% de todo volume de matérias primas plásticas comercializadas no país. Todas elas são credenciadas por fabricantes e ostentam suas bandeiras petroquímicas originais, o que garante ao cliente final a qualidade do produto e do atendimento.
As empresas associadas atendem cerca de 8.000 transformadores de plástico de um total de cerca de 11.000 empresas no país. Possuem cerca de 200 representantes externos e outros 200 postos de call center, tudo para colaborar com o desenvolvimento, assistência técnica e pós-vendas dos produtos comercializados.
A força dos associados da ADIRPLAST também pode ser observada pela representação de 35 players ou produtores globais de resinas plásticas, fornecedores de commodities como PE, PP e PS, plásticos de engenharia, filmes biorientados, masterbatches e compostos; totalizando cerca de 1.000 “grades” em estoques regularizadores, mantendo qualidade, procedência e confiabilidade de origem.
As empresas distribuidoras associadas à ADIRPLAST mantêm Centros de Distribuição (CDs) em todas as regiões do Brasil, contando com cerca de 150.000 m² de armazenagem. Entregam produtos em até 24 horas em todos os centros industriais do país, com cargas de quaisquer quantidades e “grades”.
Os distribuidores de resinas plásticas influenciam diretamente o desenvolvimento do setor plástico brasileiro, pois também “financiam” o crescimento dos clientes, emitindo aproximadamente 30.000 notas fiscais e gerando 80.000 duplicatas mensais para um faturamento em 2023 de cerca de 3 bilhões de Reais.
MISSÃO
A Missão da ADIRPLAST é promover o desenvolvimento e a especialização da atividade de distribuição no Brasil, agregando valor às empresas de transformação e aos produtores de resinas plásticas; buscando excelência do padrão de competitividade do setor.
VALORES
- Coordenar e defender políticas públicas que estejam ligadas à indústria do plástico;
- Aprimorar a relação entre as empresas associadas e os produtores de resinas plásticas;
- Incentivar a política da livre concorrência no segmento da distribuição, promovendo elevados padrões éticos no relacionamento entre a cadeia de suprimentos do setor plástico;
- Difundir a sustentabilidade e a correta imagem do plástico.