Plastic Summit em Lisboa e Feira K em Düsseldorf reuniram empresas brasileiras e associados ADIRPLAST para debater economia circular, inovação e perspectivas do setor
Outubro de 2025 foi um mês de grande importância para o setor plástico, tanto nacional quanto internacional. As empresas brasileiras participaram de dois eventos de destaque global: o Plastic Summit – Global Event 2025, realizado em 6 de outubro em Lisboa, Portugal, e a Feira K 2025, que ocorreu de 8 a 15 de outubro em Düsseldorf, na Alemanha. Ambos os eventos reuniram líderes da indústria, apresentaram tendências e inovações e debateram temas centrais como sustentabilidade, economia circular e novas tecnologias para o setor.
O Plastics Summit – Global Event 2025 destacou a gestão sustentável do plástico e a transição para uma economia circular, como temas centrais. Organizado pela Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP) em parceria com a ANAIP (Espanha), ABIPLAST/ABIEF (Brasil) e ANIPAC A.C. (México), o evento reuniu líderes do setor e promotores de práticas circulares. O vice-presidente da ADIRPLAST, Laercio Gonçalves, representou a entidade e destacou que “a economia circular estava cada vez mais presente na agenda global, mas ainda carecia de escala e efetividade. Torná-la um modelo de negócio viável e lucrativo era essencial para engajar empresas e investidores de forma consistente”. A programação abordou ainda a necessidade de políticas públicas e incentivos, colaboração entre empresas, governos e sociedade, e decisões baseadas em conhecimento científico e transparência.
Entre 8 e 15 de outubro, em Düsseldorf, na Alemanha, ocorreu a Feira K 2025, o maior e mais importante encontro mundial da indústria de plásticos. Empresas brasileiras como Colorfix, APTA Resinas, Grupo activas, Replas, SM Resinas, entre outros associados da ADIRPLAST participaram da feira, explorando tendências, tecnologias e soluções sustentáveis.
Pela primeira vez, a Colorfix teve um estande na Feira K, com oito representantes, mostrando soluções que aliam desempenho técnico, estética e responsabilidade ambiental. “Mais que expor produtos, a participação na Feira K 2025 foi estratégica para ampliar a presença internacional da marca, fortalecer parcerias e antecipar tendências que moldarão a indústria nos próximos anos”, afirmou o CEO Francielo Fardo.
Para Eduardo Cansi, da APTA Resinas, a feira reforçou o compromisso de trazer ao Brasil materiais que reúnem alta performance e consciência ambiental. “Nesta edição, a sustentabilidade foi central: soluções em resinas PCR, eficiência de processos e responsabilidade ambiental ganharam protagonismo. Mais do que acompanhar tendências, buscamos impulsionar uma indústria cada vez mais circular e responsável”, afirmou Cansi. Com mais de 20 anos de presença na Feira K, a APTA consolidou seu papel como referência em inovação e sustentabilidade no setor.
Como vice-presidente da ADIRPLAST e CEO do Grupo activas, Laercio Gonçalves ressaltou a importância estratégica dos eventos para o setor brasileiro. “A K 2025 foi um espaço para comparar o que desenvolvemos no Brasil com o que havia de mais avançado internacionalmente, discutindo modelos de economia circular, novos materiais e soluções alinhadas às exigências regulatórias e ambientais globais. A presença dos nossos associados fortaleceu a capacidade de trazer referências sólidas, inspirações e oportunidades que contribuíram para a competitividade e para um desenvolvimento mais sustentável de toda a cadeia do plástico”, concluiu.

