A distribuição de resinas plásticas, de filmes BOPP e BOPET e dos plásticos de engenharia tem sido modernizada para facilitar processos complexos de tributação e logística e a fim de fazer atendimentos cada vez melhores e entregas mais rápidas aos clientes.
São Paulo, 29 de março de 2018 – Empresas paradas no tempo perdem dinheiro e os associados da ADIRPLAST (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins) sabem disso. Para se destacar e atrair mais clientes, empresários ligados à entidade têm investido cada vez mais em tecnologia. “Não restam dúvidas de que investir em inovações tecnológicas traz excelentes resultados, tanto para a empresa que pode reduzir seus custos, como para o cliente, que conta com processos mais rápidos e mais agilidade na entrega do produto”, explica Laercio Gonçalves, presidente da entidade.
Para Alexandre Pastro Alves, diretor da Krisoll, o investimento assíduo em tecnologia é uma necessidade. “Além de sermos uma distribuidora de materiais plásticos, também produzimos nossos próprios materiais. Por conta dessa característica, investimos constantemente em tecnologias que possam melhorar nossos processos. Nossos investimentos variam muito, mas chegam, em média, a 2% do nosso faturamento bruto anual”.
Há cinco anos, a Mais Polímeros tem investindo pesado em tecnologia, conta Daniela Guerini, diretora da empresa. Segundo ela, anualmente, durante esse período foram aplicados entre 10 e 15% do orçamento anual da distribuidora em tecnologia. E o plano de crescimento da empresa não para por aí. Com a abertura de novas filiais, ampliação da frota própria, entre outros trabalhos, a executiva prevê aumentar esse percentual para até 25% nos próximos anos. “Queremos melhorar o atendimento e o monitoramento e controle dos processos”, explica.
Ainda segundo Daniela, as áreas que mais precisam de atenção são as de contabilidade e de logística, em função da complexidade das leis: “Para nos mantermos sempre alinhados e dentro das regras do negócio de distribuição oficial, a área fiscal é a que demanda maior investimento em atualizações, desenvolvimentos e customizações. Seguida pela área de logística, com roteirização complexa e problemas de segurança e rastreabilidade”. Explica a executiva que acrescenta: “Os consumidores demandam cada vez mais e temos que desenvolver com frequência novas frentes de comunicação, contatos e áreas de interface para lidar com eles, fornecedores e outros parceiros comerciais”.
Rubens Savioli, diretor da Polymark, explica que estar atento às novidades é fundamental para sobreviver neste mercado competitivo, só alerta colegas e clientes a ter cautela. “O empresário precisa prestar atenção ao mercado, não pode ficar para trás na questão de melhores processos, mas não pode esbanjar em tecnologia que não traga benefícios para sua própria empresa ou para o cliente”. Por isso, aconselha: “Antes de tudo, invista em conhecimento e em uma ótima equipe para auxilia-lo inclusive nos investimentos que deve fazer”, explica.
O investimento em tecnologia, quando bem feito, reforça Alves, não apenas facilita o dia a dia no distribuidor, mas, principalmente de seus clientes: “Muitas empresas desconhecem ou simplesmente ignoram as novas tecnologias. Em nosso segmento existem várias com esse perfil. Isso não traz nada de bom para o mercado, que precisa crescer como um todo”. Daniela Guerine concorda: “Ao longo de nossa existência, percebemos que as coisas em geral mudam, evoluem. Essa busca constante associada à adaptabilidade, nos fortalece e nos faz crescer na direção dos nossos propósitos, sejam eles pessoais ou profissionais”, finaliza.
ADIRPLAST É PARCEIRA DA FEIPLASTIC 2019
A ADIRPLAST anuncia apoio a mais uma edição da Feiplastic – Feira Internacional do Plástico. Esse é o maior espaço na América Latina para apresentação de tendências, demonstração de lançamentos e geração de networking do setor do plástico. O evento já tem data e local para acontecer: de 08 a 12 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. “Temos o prazer de ser parceiros deste que é um dos maiores eventos do segmento. Por lá, teremos um estande para recepcionar nossos associados e clientes”, explicou Laercio Gonçalves, presidente da entidade.
A ENTIDADE
ADIRPLAST tem como diretrizes o fortalecimento da distribuição, o apoio aos seus associados e a integração do setor de varejo de resinas plásticas, filmes de BOPP-PET e Plásticos de Engenharia.
Seu objetivo é demonstrar a importância que os distribuidores têm para o setor e para o desenvolvimento do mercado brasileiro de plásticos.
A entidade trabalha ainda para promover a imagem sustentável do plástico, melhorar a gestão financeira dos transformadores e ajustar o desordenamento tributário sobre a indústria.
Atualmente, a entidade agrega empresas distribuidoras de resinas plásticas, plásticos de engenharia e filmes BOPP-PET que, juntas, tiveram um faturamento bruto de cerca de R$ 4 bilhões em 2016.
Elas responderam por cerca de 10% de todo o volume de polímeros e filmes BOPP-PET comercializados no país.
Credenciadas pelos fabricantes, essas empresas garantem ao cliente final a qualidade do produto e dos serviços de logística e financeiro.
Além disso, contam com uma carteira de 7.000 clientes, em um universo de 11.500 transformadores de plásticos no Brasil.
Para atendê-los, a entidade emprega 200 representantes externos e mantém 150 postos de atendimento, além de equipes de assistência técnica e de pós-venda.
Empresas essenciais ao setor de plástico brasileiro, os distribuidores associados à ADIRPLAST são responsáveis pela emissão mensal de aproximadamente 25.000 notas fiscais e 80.000 duplicatas.