Zona Franca de Manaus favorece empresas que atuam ilegalmente como revendedoras de resinas plásticas

Isenção de imposto que deveria favorecer desenvolvimento econômico e social no Amazonas têm contribuído de fato para aumento da concorrência desleal no setor de varejo de resinas plásticas no país, aponta Comitê Tributário criado pela Adirplast

A ADIRPLAST (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins) criou recentemente um Comitê Tributário que busca, entre outros objetivos, mapear operações fraudulentas de revenda de resinas plásticas a partir da Zona Franca de Manaus (ZFM), utilizando os benefícios tributários sem o devido beneficiamento de materiais. O grupo acredita que é preciso alguma fiscalização para evitar que empresas da região se aproveitem desses benefícios fiscais ao revender matéria-prima importada. “A ZFM foi criada para viabilizar uma base econômica na região amazônica. A isenção fiscal é o principal ativo daquele polo, mas essa isenção é apenas para produtos beneficiados. O que vemos, no entanto, é que empresas instaladas na região se aproveitam da lei para atuar como revendedores sem o mínimo de constrangimento e com divulgação escancarada”, explica Laercio Gonçalves, presidente da entidade.

O Comitê especifica que o impacto acontece em operações que não seguem a legislação: “Algumas empresas estão aproveitando o benefício fiscal para revender principalmente polietilenos nos mercados das regiões Sul/Sudeste como compostos, ou seja, materiais industrializados”. Gonçalves explica que essas operações não atendem aos requisitos que originaram a concessão do benefício fiscal na ZFM: “Nada está sendo produzido de fato e nenhuma oportunidade de emprego está sendo criada – não há geração de desenvolvimento econômico e social”.

Tal prática não é inofensiva, pois provoca perdas para todo o país. “O resultado dessa distorção não é positiva para setor algum. Não oferecem empregos na ZFM e em outros Estados prejudicam empresas, diminuindo empregos, atividade econômica e consequente arrecadação de impostos”, conta Gonçalves.

Para Ricardo Mason, da Fortymil, o impacto dessas operações fraudulentas é muito grande e intenso. “As empresas que se aproveitam do benefício fiscal causaram um processo de distorção e depreciação de preços no resto do mercado, em especial no Estado de São Paulo. Isso tira toda competitividade da cadeia formal que atua no varejo de resina”
Roberto Fontes, da Nova Tiv, concorda com Mason sobre o desbalanceamento do mercado. “Apesar de ser um fundamento interessante para a região buscar novos investimentos e abertura de empresas para o desenvolvimento desta região, na prática o que acontece é que as empresas lá instaladas utilizam o benefício de formas diversas e fora da regra básica para fomento da indústria local, gerando neste caso um grande desbalanceamento de preços no mercado de resinas e embalagens. Essas operações fora da lei chegam quase a inviabilizar as margens das empresas que estão fora deste esquema de benefícios e prejudicam em muito a vida das empresas fora de Manaus”.

Para que essa distorção seja corrigida, o Comitê acredita que é necessário um mínimo de fiscalização desta prática fraudulenta. Para confirmar a burla tributária, pode-se notar que em 2022, praticamente metade de todo polietileno importado pelo país entrou pela ZFM – foram 544 kt de que entraram pela ZFM, ou seja, 44% do total de 1.226 kt de importação de polietilenos – claramente uma distorção mercadológica só explicada por operações fraudulentas.

“Não acredito que a legislação de Manaus tenha que mudar, desde que aplicada na forma em que foi concebida, no intuito de desenvolver a região e trazer competitividade para produtos que ao invés de importados poderiam ser fabricados em território nacional a preço competitivo”, pondera Mason.

Fontes também alerta que se a fiscalização não for efetivamente realizada, somente empresas de revendas de resinas e embalagens plásticas com sede em Manaus irão sobreviver. “Entendo que não seja fácil nem tampouco rápida a solução. É preciso um grande trabalho na adaptação das leis com o intuito de equalizar as forças entre as regiões”.

Mais ética e sustentabilidade para os negócios
Os problemas em torno da Zona Franca de Manaus estão sendo debatidos dentro do Comitê da ADIRPLAST e levados para as autoridades estaduais e federais. “O nosso objetivo é trazer legalidade e transparência para os negócios de todos os empresários do setor de plásticos no Brasil”, explica Laercio.
A ADIRPLAST também está organizando uma campanha de divulgação pela ética e sustentabilidade nos negócios. “Só assim poderemos construir um país mais justo e competitivo”, finaliza Gonçalves.

Fale com a gente!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens relacionadas

Últimas postagens