Cecília Vero, da Nova Tiv, assume a presidência da ADIRPLAST para biênio 2024-2026

A ADIRPLAST (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins)  elegeu diretoria que estará à frente da entidade no biênio 2025/2026. Cecilia Vero, diretora executiva da Nova TIV, assumirá a presidência. Laercio Gonçalves, CEO do Grupo activas, atual presidente, assume a vice-presidência da entidade. James Tavares, da SM Resinas, ocupará o cargo de Secretário, Wilson Cataldi, da Piramidal, será o Tesoureiro e Claudia Savioli da Polymark, Marcelo Prando, da Replas, Ricardo Mason, da Fortymil, Cristina Lucatelli, da Entec do Brasil e Jair Lopes, da Compostos do Brasil como Diretores. O Conselho Fiscal será liderado por Daniela Guerini, da Mais Polímeros, ao lado de Patrícia Cortz, da Papion, João Rodrigues, da Thathi e Silvia da Silva da Premix, como conselheiros.

Cecilia, que assume a liderança como a primeira mulher e a primeira representante do segmento da distribuição de filmes biorientados a presidir a entidade, traz um novo impulso para a associação. “Esse é um momento crucial para todos que trabalham no segmento plástico, há muitas coisas acontecendo simultaneamente no mundo e precisamos estar atentos a todas elas. Questões ambientais, sociais, econômicas, políticas, guerras – e tudo isso impacta nossos negócios e nossas vidas. Sozinhos temos pouca relevância, mas unidos, conseguimos promover as mudanças que acreditamos e que serão capazes de garantir a melhoria de nosso setor e torná-lo mais sustentável e longevo”, afirma Cecilia.

Prioridades da nova gestão

Não são poucos os desafios a serem enfrentados pela entidade nos próximos anos, para enfrentá-los a nova diretoria estabeleceu temas que devem ser priorizados. O mais crítico diz respeito às questões tributárias que, entre outros tantos problemas, promovem distorções e informalidade no setor de varejo. Neste sentido, a entidade deve continuar atuando contra as práticas ilegais no mercado de plásticos, entre elas a comercialização fraudulenta de resinas da Zona Franca de Manaus, além da participação ativa em decisões governamentais para melhorar o ambiente de negócios no país.

Outro foco importante dos trabalhos da entidade estará voltado à divulgação dos benefícios dos plásticos e sua contribuição à sustentabilidade e economia circular. A representatividade da entidade também será uma prioridade da nova equipe, que deverá adotar ações para fortalecer sua presença na cadeia de plástico. Demais temas pautados são a evolução na gestão dos negócios, inteligência de mercado e tecnologia, este último com iniciativas para incentivar a transformação digital das operações das empresas associadas.

Com uma agenda ambiciosa e focada em resultados, o novo quadro diretivo da ADIRPLAST reafirma seu compromisso com o fortalecimento do setor de distribuição de plásticos, promovendo inovação, sustentabilidade e governança responsável. A presença de uma liderança feminina pela primeira vez na história da entidade e a participação de praticamente 50% de mulheres na gestão, traz um novo olhar para os desafios e oportunidades do mercado.

História da entidade

A Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins (ADIRPLAST) tem uma história marcada por desafios, pelo compromisso com o fortalecimento da cadeia e pela busca constante por profissionalização e valorização do setor de varejo de resinas plásticas. Criada em novembro de 2006, a associação foi o resultado de um projeto antigo dos distribuidores autorizados de resinas plásticas, que reuniram forças para estabelecer uma entidade capaz de representar os interesses dos distribuidores no país. Com Wilson Cataldi, diretor da Piramidal, como primeiro Presidente, a entidade foi fundada com o objetivo de estruturar e unificar a categoria, oferecendo um espaço para a troca de informações e para a busca de ideias capazes de solucionar os desafios enfrentados pelo setor.

Laércio Gonçalves, do Grupo activas, assumiu a presidência da entidade pela primeira vez em 2011, trazendo consigo novas ideias. Laercio seguiu à frente da entidade por 14 anos, sete gestões. Nesse período a associação ampliou suas atividades, incorporando outros segmentos de distribuição na entidade, como os distribuidores de plásticos de engenharia, filmes biorientados, masterbaches e compostos.

A história da ADIRPLAST é feita de evolução, adaptação, mas também de união e continuidade. A entidade tem sido fundamental para fortalecer a distribuição de resinas plásticas e produtos afins no Brasil, atuando como um ponto de apoio para os distribuidores, tanto no âmbito fiscal quanto comercial.

Fale com a gente!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens relacionadas

Últimas postagens