Documento que aborda 10 pontos distintos de ação, enfatiza a importância da manutenção da legalidade nos negócios do setor plástico brasileiro
Depois de relançar a campanha #EuTenhoÉtica, a ADIRPLAST (Associação Brasileira de Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins) e suas empresas associadas reiteram o compromisso com o comportamento ético nas relações estabelecidas com clientes, fornecedores e parceiros de negócios através do estabelecimento de princípios éticos. O documento foi redigido em conjunto pelas empresas associadas e tem como objetivo reforçar os ideais sustentados pela campanha, que é de incentivar a postura correta e responsável adotada no mercado de plástico.
O documento aborda 10 pontos distintos, entre eles, integridade, qualidade, justiça, sustentabilidade, conformidade legal, entre outros. Segundo Laercio Gonçalves, presidente da ADIRPLAST, a ética nos negócios é fundamental para garantir que todas as operações dos associados estejam alinhadas a princípios essenciais como honestidade, integridade e responsabilidade. Esses valores são essenciais para conduzir os negócios com integridade e promover o desenvolvimento sustentável do setor.
Para James Tavares, da SM Resinas e diretor da entidade, a campanha #EuTenhoÉtica tem como principal objetivo conscientizar e sensibilizar as empresas e os profissionais do setor sobre a importância de atuar de acordo com princípios éticos na condução dos seus negócios no setor plástico brasileiro e na sociedade como um todo”.
Nesse sentido, diz Tavares, ter um documento que alinhasse essa filosofia de negócio com a prática cotidiana das empresas que atuam no setor pareceu um passo natural do processo de conscientização da postura ética defendida pela ADIRPLAST. Segundo ele, ao estabelecer princípios éticos e se comprometer a segui-los, as empresas associadas à ADIRPLAST mostram que a adesão à campanha não é apenas uma simples iniciativa, mas um compromisso que devem reforçar perante seus stakeholders. “Entendemos que nossa missão maior, como membros da ADIRPLAST, é influenciar para que outras empresas também tenham sua prática orientada por estes princípios. Acreditamos que o caminho da “Ética” ajudará a melhorar o nosso setor e os nossos negócios!”
Roberto Fortes, da NovaTIV, e um dos idealizadores do texto, ressalta também que a conduta ética no exercício das operações vai além do objetivo financeiro e busca contribuir com a geração de empregos e o compartilhamento dos recursos gerados para beneficiar a sociedade, por meio do cumprimento das obrigações fiscais e do respeito às leis do país. “Defendemos através da campanha #EuTenhoÉtica que as empresas precisam agir em total conformidade com as leis e regulamentações, evitando práticas que coíbem a transparência e a integridade em todas as interações com as demais partes ou empresas interessadas. Algumas ações ilegais, que podem parecer benéficas a curto prazo, são na verdade armadilhas que colocam em risco não apenas a empresa que age de forma oportunista, mas todo o setor do plástico, além da sociedade como um todo”, diz.
Embora tenha as empresas associadas como foco principal, a campanha #EuTenhoÉtica da ADIRPLAST é aberta a todas as demais que atuam no setor do plástico. Assim, a entidade e seus filiados convidam seus clientes e parceiros a se unirem nessa importante ação. “A ética é uma base sólida para a construção de um setor empresarial mais justo e confiável, e a ADIRPLAST reafirma o seu compromisso em ser um exemplo na promoção dessa cultura ética dentro do mercado de plásticos”, finaliza Gonçalves.
Princípios Éticos ADIRPLAST
Integridade: Agir com honestidade, transparência e responsabilidade em todas as transações comerciais do setor de distribuição;
Respeito e Justiça: Tratar todos os clientes, fornecedores e parceiros de negócios com respeito e dignidade, independentemente de sua posição ou origem;
Qualidade: Fornecer produtos e serviços de qualidade adequada, com documentação fidedigna e rastreável, que atendam aos padrões de segurança e às expectativas dos clientes;
Sustentabilidade: Promover práticas comerciais sustentáveis, considerando o impacto ambiental e social das operações;
Conformidade legal: Cumprir todas as leis e regulamentações aplicáveis ao setor de plástico, com destaque para a legislação fiscal e tributária;
Conformidade de produto: Definir a origem e NCM adequados para a correta apuração dos impostos incidentes na entrada (compra) e na saída (venda).
Responsabilidade social: Contribuir para o bem-estar da comunidade e adotar iniciativas que tenham um impacto positivo na sociedade.
Transparência: Fornecer informações claras e precisas sobre produtos, preços e condições de venda, para que os clientes possam tomar decisões conscientes;
Confiabilidade: Cumprir compromissos e prazos acordados, garantindo confiabilidade e credibilidade nos negócios.
Ética nas relações comerciais: Evitar práticas desleais ou antiéticas, como suborno, corrupção ou revenda desleal.