ADIRPLAST registra crescimento significativo nos volumes de venda no primeiro semestre de 2023

O primeiro semestre de 2023 se destacou por apresentar um crescimento de 9,6% em relação ao segundo semestre de 2022, abrangendo todas as categorias de produtos associadas à Adirplast

A Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas (ADIRPLAST) divulgou os resultados relativos aos volumes de vendas dos associados nos primeiros seis meses de 2023. Os números refletem um crescimento contínuo em diversas categorias de produtos, destacando a expansão do setor de plásticos no Brasil.

As commodities plásticas, como o PEAD (Polietileno de Alta Densidade), PEBD+L (Polietileno de Baixa Densidade e o Linear), PP (Polipropileno) e PS (Poliestireno), obtiveram resultados excepcionais no primeiro semestre de 2023. As cifras de vendas revelam um aumento progressivo. Enquanto no primeiro semestre de 2022 foram comercializadas 94.996 kt e no segundo semestre do mesmo ano, 99.360 kt, o primeiro semestre de 2023 totalizou 114.039 kt.

Para Silvia Regina, da Premix, esse resultado sinaliza a confiança da indústria em um crescimento contínuo. “Embora não tenhamos uma previsão tão otimista para o segundo semestre deste ano, acreditamos que os números se manterão”, ela explica.

Os plásticos de engenharia também apresentaram uma trajetória sólida nos volumes de vendas associados. Neste primeiro semestre, foram comercializados 10.458 kt. Para Luiz Squilante, da Entec, a disponibilidade de material é consideravelmente maior do que no ano passado, mas os bons resultados refletem uma maior proximidade com os fornecedores: “A agilidade em obter boas negociações com nossos fornecedores foi repassada aos nossos clientes. Conseguimos margens e redução nos preços de venda e estamos cada vez mais presentes junto aos nossos clientes. Com essa perspectiva, acreditamos em um segundo semestre muito próspero”.

O segmento de filmes plásticos BOPP (Polipropileno Biorientado) e BOPET (Polietileno Tereftalato Biorientado) não contribuíram para o crescimento total dos volumes de vendas dos associados e os volumes estão aquém dos números do ano anterior. No primeiro semestre de 2022, foram vendidas 15.931 kt e no segundo semestre, 17.158 kt. De janeiro a julho deste ano, os números alcançaram 14.753 kt.

Para Cláudia Savioli, da Polymark, o segmento de BOPP enfrenta grandes desafios. “O mercado de BOPP, neste semestre, teve uma demanda ainda tímida! Os custos dos insumos estão em uma verdadeira ‘montanha russa’, com quedas, altas, loopings. Isso prejudica bastante quem precisa manter estoques. Acredito que o próximo semestre terá um efeito semelhante, com crescimento contido e possíveis inadimplências, principalmente devido ao fato de o mercado ainda suportar esses estoques com juros elevados”, comenta.

Crescimento Geral do Setor

Em uma perspectiva mais abrangente, o primeiro semestre de 2023 se destacou ao apresentar um crescimento de 9,6% em relação ao segundo semestre de 2022, abrangendo todas as categorias de produtos associadas à Adirplast. Além disso, os volumes de vendas foram 16,1% superiores aos do primeiro semestre de 2022, demonstrando uma tendência positiva e uma recuperação constante após um período desafiador.

Fale com a gente!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens relacionadas

Últimas postagens