Plastivida e ADIRPLAST apresentam o “Programa Pellet Zero – OCS®” para distribuidores de resinas plásticas

Com um modelo de implementação totalmente inovador na América Latina, o Programa tem o objetivo de ajudar as empresas a evitarem eventuais perdas de pellets plásticos no ambiente

No dia 15 de julho, a ADIRPLAST – Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins, signatária do Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo, reuniu seus associados para apresentar o “Programa Pellet Zero – OCS®”. O evento contou com a participação da Plastivida, licenciadora do Programa Internacional Operation Clean Sweep (OCS®) em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP), que demostraram o processo de implementação do Programa, que tem o objetivo de auxiliar as empresas na eliminação de eventual perda de pellets plásticos para o ambiente.

Veja o vídeo: Como implementar o Programa Pellet Zero. Indicações do Prof. Dr. Alexander Turra

O modelo de implementação, totalmente inovador na América Latina, segue os parâmetros estabelecidos dentro do “Fórum Setorial dos Plásticos – Por Um Mar Limpo” e baseado no Manual do Programa Pellets Zero do programa internacional “Operation Clean Sweep”, adaptado à realidade brasileira. O Manual busca atender às metas previstas pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 14 (ODS-14), de conservação e uso sustentável dos oceanos, e às assumidas pelos governos de diversos países e por organizações intencionais da sociedade civil, durante a Conferência das Nações Unidas para os Oceanos, em 2017.

As empresas que assinam o compromisso com o Programa Pellet Zero – OCS® recebem a certificação com uma estrela e, com o processo de implementação do Programa, realizado em fases, as graduações são acrescentadas a seu certificado, até a pontuação máxima de 4 estrelas. Neste momento, a empresa opta por seguir os parâmetros do OCS® Blue, conseguindo, assim a quinta e última estrela. “O modelo de implementação, desenvolvido no Brasil e aprovado pelo OCS®, evidencia que a certificação é um processo contínuo de desenvolvimento e monitoramento, feito de forma transparente e rastreável”, afirma o presidente da Plastivida, Miguel Bahiense.

Para Laercio Gonçalves, presidente da ADIRPLAST, o Programa mostra como é possível que as empresas do segmento no país alinhem seus objetivos e cresçam de forma mais sustentável: “Com esse projeto temos a oportunidade de elevar a indústria brasileira de transformação a um patamar de excelência, superior até aos índices mundiais de eficiência. É um desafio enorme e uma oportunidade única, com potencial de ganhos expressivos para toda a cadeia”, comentou.

Em junho, a implementação foi apresentada para a indústria petroquímica, signatárias do “Compromisso Voluntário a Favor da Economia Circular” e para as empresas que atendem à logística dessa indústria e, na sequência, o lançamento oficial do Programa.


Plastivida
www.plastivida.org.br
Tel: 11-2148.4756

Fale com a gente!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens relacionadas

Últimas postagens