ADIRPLAST incentiva associados a participarem da rede de circularidade do plástico

A Rede Pela Circularidade do Plástico é a primeira iniciava brasileira a favor da Economia Circular envolvendo todos os elos da cadeia estendida do plástico

A ADIRPLAST (Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas e Afins) está incentivando seus associados a participarem da Rede Pela Circularidade do Plástico, iniciava criada em 2008 pela Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e que atualmente tem uma governança independente e com objetivos que envolvem toda a cadeia do plástico. Para isto, a entidade promoveu uma reunião com Veridyana Borges, gestora da Rede. “Esse encontro é importante para que todos entendam as iniciavas e possam participar mais ativamente com suas empresas”, explica Ricardo Mason, da Fortmyil, associado da entidade e que já participa da Rede há alguns anos.

A Rede Pela Circularidade do Plástico hoje envolve todos os elos da cadeia: petroquímicas, recicladores, transformadores, gestores de resíduos, cooperavas e redes de varejo e bens de consumo. “O nosso objetivo é fomentar e engajar a indústria do plástico na busca por soluções efetivas a Economia Circular e transmitir isso a toda sociedade. Para isso, temos um Conselho, que é eleito a cada dois anos, formado por dois representantes de cada elo e mais os líderes de eixos de trabalho”, afirma a gestora.

Veridyana explica que atualmente a Rede trabalha tem dois objetivos bem definidos: aumentar a reciclabilidade das embalagens plásticas e ampliar a disponibilidade de materiais plásticos pós-consumo para a reciclagem. “Para isso, temos cinco eixos de trabalho: design de embalagens, logística e infraestrutura, políticas públicas, comunicação e governança. Cada qual tem seus objetivos específicos, por exemplo, dentro do eixo de design de embalagens, se debate a padronização e normatização de material PCR, entre outros”.

Ricardo Mason, que já participa da iniciava, também conta que o envolvimento das empresas nos Grupos de Trabalho e Eixos é essencial para desenvolver novas ideias e implementá-las. “A Rede acaba atuando como um Fórum, no qual dentro dos seus propósitos, as ações são mais direcionadas. O espírito é que as empresas participem e contribuam para resolver os gargalos de hoje e ainda para melhorar a imagem do plástico”, conta.

A Rede Pela Circularidade na prática

Entre muitas ações que a Rede já trabalha vale o destaque para o projeto “RETORNA” – que indica o Índice de reciclabilidade. Esta é a primeira ferramenta online e gratuita que calcula o índice de reciclabilidade das embalagens plásticas e que tem como base o cenário brasileiro além das especificidades de cada região. Por meio de um questionário de 3 etapas, o programa avalia a embalagem da sua empresa usando notas que vão de A até E.

Para conhecer mais sobre a Rede Pela Circularidade acesse:
www.redeplasco.com.br

Fale com a gente!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Postagens relacionadas

Últimas postagens